Com o contexto pandémico temos vindo a verificar uma aceleração na transição da aprendizagem presencial para o online no mundo da Formação, mesmo já existindo cursos neste regime anteriormente.
Esta transição surge em solução a algumas limitações que a aprendizagem presencial apresenta como limitações de fator geográfico e na rigidez do horário de estudo. O regime e-learning permite que o formando adapte o seu estudo à sua rotina, estudando: Como, Quando e Onde Quiser!
Associamos muito esta frase ao e-learning porque de facto este regime permite uma gestão de tempo mais flexível e adaptada às necessidades de quem frequenta a formação, no entanto, também sabemos que é preciso ter um método e organização no estudo para garantir que a formação é realizada com sucesso.
Desta forma os formandos desenvolvem as suas competências de autonomia e responsabilidade uma vez que está totalmente a seu encargo a gestão da aprendizagem. Também surge o problema-não-problema da inexistência de interação presencial entre alunos e Formadores. Ou seja, para muitos encarado como um problema para outros uma oportunidade uma vez que o objetivo é a aprendizagem. Assim, os formandos que desejem frequentar um curso em e-learning devem ter em foco a aprendizagem e não a criação de vínculos relacionais, não obstante.
Muitas vezes o ensino em regime online é confundido com o ensino à distância, o que pode gerar grande confusão nas expetativas criadas antes dos formandos integrarem o curso. É importante referir que o ensino online é acompanhado por uma tutoria constante que complementa o autoestudo do formando através de todos os materiais disponibilizados nas plataformas de eleição, neste caso o moodle.
Para que a aprendizagem seja cumprida com sucesso aconselhamos que o formando esteja familiarizado com as novas tecnologias como computador ou semelhante, internet, chats, fóruns interativos e plataformas de LMS (ex.moodle) que facilitam a comunicação e a acessibilidade de ficheiros.
Em suma, o e-learning apela à autonomia, responsabilidade e autoconfiança do formando, habilitando-o não só à temática em questão mas também no seu desenvolvimento pessoal.
A conclusão é pioneira na formação e-learning com certificação em várias áreas.