Estudar é algo que todos nós eventualmente precisamos fazer e dar o primeiro passo às vezes é a parte mais difícil. Para facilitar o processo de estudo e até mesmo otimizá-lo criamos um infográfico com dicas para que possas ter sucesso no seu objetivo, seja uma prova, seja para absorver o conteúdo de um curso.
1 – Escolha um lugar tranquilo
Escolha um local limpo e bem iluminado onde não será muito interrompido e livre de distrações. Ler em locais de pouca iluminação é prejudicial à visão, se escolhestes o computador para estudar, não fique de costas para a janela, a luz atrapalha o brilho da tela.
Um local organizado reduz a perda de tempo com procura de materiais, além de evitar a procrastinação.
Na escolha do lugar também é importante ser confortável e que possas ter uma postura adequada, evitando assim dores e lesões.
Caso não tenhas opção e o lugar seja realmente barulhento, compre um tampão de ouvido, não é muito caro e vai te ajudar a concentrar.
2- Desligue-se das distrações
Normalmente perdemos bastante tempo nas redes sociais, principalmente quando estamos usando o computador como ferramenta de estudo. Em um ato quase que automático abrimos uma janela com o Facebook e lá nos perdemos. Para termos sucesso nos estudos é preciso foco.
Se tiveres foco no que precisas estudar vai gastar menos tempo estudando e aproveitar o tempo de melhor forma. Se tens a possibilidade, desligue-se. Deixe o celular desligado ou no silencioso, se não precisa de internet, deixe o computador em casa ou na mochila.
3- Organize-se
Se preciso tire um dia na sua rotina para se organizar.
Organizar as atividades evita a perda de tempo procurando os exercícios a serem feitos, o conteúdo a ser lido, além de evitar que algo fique para trás. Além disso ter o conteúdo organizado evita desperdício do tempo de estudo decidindo o que estudar.
Divida as disciplinas entre fáceis, médias e difíceis e dedique mais horas para as matérias que tem mais dificuldades, temos tendência em estudar o que mais gostamos, isso não irá nos ajudar a aumentar as notas.
Ao organizar o material a ser estudado divida o tempo entre leituras da matéria, realização de exercícios e revisões do que já foi lido anteriormente.
4 – Planeje
Monte um cronograma de estudos de acordo com sua disponibilidade, se possível de segunda a sexta, deixando o sábado para revisões. O cronograma ajuda a desenvolver o hábito de estudar e criar uma rotina, além de te ajudar a focar na data do seu objetivo final.
Defina metas diárias que o ajudaram a manter em dia com os estudos, fazendo com que cumpra seus objetivos com mais facilidade. As metas também te motivam a estudar e manter o foco nos resultados.
Toda semana defina metas e cria atividade para alcançá-las.
Em um calendário aponte datas importantes, como aniversários, festas, férias, provas, entregas de trabalho, para que já saibas quais dias não terá possibilidade de estudar e como distribuir o conteúdo a ser estudado.
5 – Não deixe acumular matéria
Se não deixares acumular matéria terá mais tempo para se dedicar e com mais qualidade à cada assunto, não irás ficar perdido no conteúdo a ser estudado e nem com preguiça de estudar devido ao volume de material para estudar, evitando procrastinação.
Também estudar o que foi dado no dia ajuda no processo de assimilação do conteúdo.
6 – Durma bem
Não vire a madrugada estudando, procure dormir bem, dessa forma estarás melhor disposto e com um maior poder de concentração para ler disciplinas chatas e difíceis. Tente deixar pelo menos 2 horas antes de dormir livres, para ler jornais ou revistas e relaxar.
Se tens dificuldades para dormir procure:
- Não utilizar aparelhos eletrônicos que lhe transmita novas informações uma hora antes de dormir. Deixe o celular, a televisão e o computador para um outro momento.
- Exauste-se! Exaustão não é cansaço, é chega em ponto que você não consegue mais fazer nada, dessa forma você irá dormir imediatamente. Para isso só os livros não basta, uma atividade física irá ajudá-lo bastante.
- Beba água, além dos vários benefícios também te ajudará a dormir melhor.
7 – Pratique atividades físicas
A atividade física ajuda a gastar aquela energia extra, diminui a ansiedade e o nervosismo, além de oxigenar o cérebro e fazer bem para a saúde.
O gasto de energias ajuda a melhorar a performance nos estudos e a focar nos objetivos.
Se possível pratique alguma atividade física uma vez por dia, pode ser uma corrida, uma caminhada, ou qualquer desporto que gostes. Como o dia a dia é bem corrido e nem sempre isso é possível, tente ao menos 3 vezes por semana.
Sua concentração irá melhorar e o corpo ficará mais resistente para passar horas sentado estudando.
8 – Não se esqueça do lazer
Tire umas horinhas no final de semana para passar tempo com a família, amigos e fazer aquilo que gostas, isso te ajudará a renovar as energias e a ter mais disposição para estudar na próxima semana.
Autora do post e infográfico: Juliane Veríssimo
Departamento de Comunicação e Marketing Conclusão